Práticas pedagógicas na formação profissional do enfermeiro

o processo de ensino do cuidar em enfermagem

Autores

  • Me. Valdinea Luiz Hertel UNIFATEA

Palavras-chave:

Educação em enfermagem; Prática pedagógica; Cuidados de enfermagem; Ensino.

Resumo

Na contemporaneidade em que vivemos é notório as mudanças que
vem ocorrendo nos aspectos social, econômico e político. Isso vem
influenciando o sistema educacional, exigindo modificações no ensino superior e uma nova visão na formação dos enfermeiros. Diante
disso, buscamos identificar a forma de como se ensina o processo do
ensino do cuidar em um curso de graduação em enfermagem, situado em Itajubá, MG, Brasil. Estudo de abordagem qualitativa, realizado com 15 enfermeiros docentes. Utilizou-se da técnica de Análise de
Laurence Bardin para interpretação dos achados, discutidos à luz da
abordagem tradicional, libertária e tecnicista. Da análise temática dos
dados, identificaram-se três eixos: “prática desarticulada”; “prática
articulada”; “ênfase dada aos procedimentos”. Em suma torna-se pertinente superar o modelo tradicional e tecnicista do ensino para uma
nova formação libertária.

Biografia do Autor

Me. Valdinea Luiz Hertel, UNIFATEA

Professora do Centro Universitário Unifatea

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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigo Completo