Educação, Cultura e Comunicação, Vol. 8, No 15 (2017)

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O estágio supervisionado do curso de pedagogia EAD/UFPI: apresentação da perspectiva legal e de funcionamento

Lívia Fernanda Nery da Silva

Resumo


Este texto apresenta uma análise do estágio supervisionado do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Para respaldá-lo, busca-se o aporte teórico de autores como Litwin (2001) e Pimenta (2004). Como recurso metodológico, utilizou-se análise documental, tomando como objeto de estudo o Projeto Político Pedagógico do curso, os Decretos 5.622/05 e 6.303/07, que regulamentam o artigo 80 da LDB, assim como os relatórios postados na sala de aula digital, dos discentes do curso de Pedagogia do Polo de Simplício Mendes, nos anos de 2012 e 2013.  Após a análise da legislação, percebe-se que o estágio supervisionado EaD suscita questionamentos, a saber: Como se efetiva o estágio supervisionado na modalidade a distância? Quais os estágios programados para o curso de pedagogia EaD/UFPI? A partir dos achados iniciais, apreende-se que a efetividade do estágio se deu com a práxis docente, a qual se fortalece com o auxílio dos recursos tecnológicos. Contudo, a mera transposição das normas do estágio presencial, sem observância das especificidades da EaD, podem ser prejudiciais a formação de professores na modalidade a distância, assim entende-se que o estágio supervisionado EaD requer a criação normas que contemplem as especificidades da modalidade a distância.


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