Educação, Cultura e Comunicação, Vol. 8, No 15 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Cinema na Educação: uma forma de compreender literatura brasileira no Ensino Médio

Regina Rossetti, Sueli Fernandes Ferreira Bernardi

Resumo


O cinema é a inovação que mudou sensivelmente o modo de ver, sentir e aprender o mundo a nossa volta. Os modos de aprender a literatura brasileira podem se utilizar do cinema com toda a linguagem inovadora criada pelo cineasta quando da adaptação de uma obra literária. Dessa forma, esta pesquisa traz um estudo de caso da adaptação da obra literária A hora da estrela, de Clarice Lispector para o cinema produzido pela cineasta, Suzana Amaral. Como objetivo, essa pesquisa busca possibilitar ao aluno do Ensino Médio a compreensão da obra literária A hora da estrela utilizando-se a adaptação do filme homônimo.  Este trabalho envolve revisão bibliográfica, análise documental e observação participante. Foram utilizados também os estudos caso-controle e a técnica de grupo focal. Sabe-se que o cineasta tem a liberdade de criação de uma nova arte utilizando-se como ponto de partida uma obra literária, porém o que se vê no filme adaptado é um retrato bem próximo à essência da novela de Clarice Lispector. Assim, os estudos trouxeram como principais resultados, um ganho importante na compreensão dos conteúdos literários apresentados, além do maior envolvimento e participação dos alunos nas aulas de Literatura.


Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.