Educação, Cultura e Comunicação, Vol. 8, No 15 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O papel do professor e as abordagens pedagógicas no estudo da linguagem da mídia

Lígia Beatriz Carvalho de Almeida, Mariana Pícaro Cerigatto

Resumo


Os estudos sobre mídias e novas tecnologias na educação ganham cada vez mais relevância mediante iniciativas que seguem uma tendência internacional de educação para a mídia e fomentam a participação na cultura digital.  Entretanto, no Brasil ainda faltam materiais pedagógicos e metodologias de trabalho apropriadas para atividades dessa natureza. Nesse contexto, se insere o presente artigo, que discute metodologias destinadas à alfabetização para a mídia. O estudo aponta caminhos, calcados na metodologia inglesa, denominada media literacy, para trabalhar com a linguagem da mídia em sala de aula e expõe resultados de atividades aplicadas pelas autoras. Percebe-se, em linhas gerais, que a exploração da linguagem midiática no contexto educacional contribui para desenvolver o senso crítico, a criatividade, a expressividade, entre outras competências. 


Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.