Educação, Cultura e Comunicação, Vol. 8, No 15 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Despertando o olhar crítico estatístico no aluno da EJA

Marcílio Farias da Silva, Andreza Marcelino Diniz, Mariane Esther Rodrigues Antero Carmo

Resumo


 A Estatística é um conhecimento que parte da Matemática, bastante utilizado no cotidiano, ela está exposta em jornais, revistas e na mídia. Para que tenhamos entendimento sobre o que esta ciência evidência, temos que ter uma boa fundamentação do mesmo, nos anos iniciais. Cabe aos professores criar métodos mais fáceis e usufruir de ferramentas simples, para que os alunos tenham uma maior compreensão sobre o assunto proposto, e saibam utilizá-los como ferramenta crítica no seu dia-a-dia. A partir disso, buscamos pesquisar nas classes da EJA, se esses alunos tiveram uma boa fundamentação desse conhecimento nos anos iniciais, e se os mesmos sabem como utilizar a Estatística na sua vivência em sociedade.  Assim levantamos a seguinte questão, “O aluno da EJA sabe usar o conhecimento da Estatística como ferramenta crítica no seu dia-a-dia”? Os resultados foram notáveis e satisfatórios, pois mostraram que o entendimento dos alunos da EJA sobre a estatística é notório, assim houve-se uma discrepância entre resultados e referencial teórico, porem bastante construtiva para a pesquisa e assunto.


Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.