Educação, Cultura e Comunicação, Vol. 8, No 15 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Uma nova forma de ver TV: a experiência com second screen

Celiane Gomes Cândido, Marcos Vinícius Gonçalves

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo analisar quais as principais características da experiência em segunda tela aplicada na programação da TV, observando como as estratégias foram implementadas nos programas em busca de agregar conteúdo aos que investiram em uma programação um pouco mais interativa, explorando as funcionalidades da segunda tela e apresentando um adicional do conteúdo desses programas na internet, em tablets, smartphones e todas plataformas digitais. Com o crescimento do consumo de dispositivos móveis e a expansão da internet no Brasil a experiência de assistir programas de televisão está mudando cada vez mais. A maioria dos internautas assiste à TV enquanto navegam e isto tem se tornado uma tendência cada vez maior entre os telespectadores. Portanto, esta transformação no hábito de consumir TV influência diretamente todo o panorama televisivo no Brasil, por isso estão sendo repensadas estratégias e formas para que a TV construa uma experiência mais completa, interativa e com engajamento dos telespectadores. Sendo assim, toda essa transformação terá desdobramentos em todas as etapas do processo televisivo, desde a concepção do programa ao consumo propriamente e assim se faz necessário um novo entendimento do modo de criar e produzir conteúdo, uma adequação a essa atual realidade em fase de aprimoramento.


Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.