DI Factum, Vol. 1, No 1 (2016)

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Design como forma de inovação no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) e seus conceitos metodológicos

Adriano José Sorbile de Souza

Resumo


O Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) é composto por várias etapas, e para sua elaboração e execução necessita de uma orientação metodológica. Entre as etapas metodológicas estão o pré-desenvolvimento, o desenvolvimento e o pós-desenvolvimento, que levam em consideração aspectos racionais objetivos e os subjetivos. O design pode estar presente nas várias etapas do PDP, pois ele utiliza uma metodologia de solução de problemas direcionada ao usuário, que tem como característica a identificação e delimitação do problema a ser solucionado através de uma Imersão, passando por uma fase de síntese e geração de alternativas conhecida como Ideação e uma fase de testes e aprovações que é a Prototipagem. O design, em forma de produtos, nada mais é do que um meio pelo qual uma ideia se transfere e estabiliza-se em algum objeto físico, e está baseada na sua transdisciplinaridade, e através dela há o surgimento de novas informações oriundas do confronto entre as disciplinas e assim dando origem a novas ideias. O design é um fator que cria diferenciações formais e tecnológicas que, por consequência, agrega valor aos produtos, e quando inserido no PDP tem a capacidade de propor novas interações disciplinares alavancando produtividade ao setor industrial.

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