DI Factum, Vol. 1, No 1 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O uso de encontros colaborativos como metodologia para pesquisas interdisciplinares em Design

Luciani Vieira Gomes Alvareli, Wellington de Oliveira

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar a perspectiva metodológica das pesquisas em desenvolvimento no Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Design e Educação – LAPED – do Programa de Pós-graduação em Design, Tecnologia e Inovação de uma Instituição de Ensino Superior, destacando possíveis contribuições para o campo da pesquisa em Design. O principal objetivo do grupo é a realização de estudos, pesquisas e reflexões sobre as diversas relações entre Design, Tecnologia e Educação, tendo por foco pesquisas e desenvolvimento de projetos/produtos que fazem uso de recursos computacionais e da Internet, nas áreas de Arte Eletrônica, Computação Gráfica, Web Design, Interfaces Digitais, Jogos, Educação a Distância e Realidade Virtual. Para o LAPED, o uso de encontros colaborativos como metodologia para pesquisas em Design reflete nosso pensamento interdisciplinar, relacionando Complexidade (MORIN, 2005) e Design de Interação (PREECE, ROGERS e SHARP, 2005). Nas pesquisas, articulam-se processos para comunicação e interação humano-computador (IHC), baseados em uma metodologia desenvolvida por Oliveira (prelo) com base em van Rijn (2012). A utilização dos encontros colaborativos no processo de desenvolvimento de projetos e produtos no campo do design aponta para o entendimento de que, por meio da colaboração, designers e usuários podem criar novos conhecimentos e a integração entre projetistas e usuários, tornando-os capazes de conceber novos produtos em que sejam negociadas múltiplas qualidades de uso com seus interessados.

Texto Completo: PDF