Comportamento do Consumidor:

Um Estudo nas Decisões de Compra no Varejo Supermercadista da Cidade de Entre Rios de Minas

Autores

  • Arlem Daniel Pena de Castro Centro Universitário Unihorizontes
  • Caissa Veloso e Sousa Centro Universitário Unihorizontes
  • Christienne Lopes Centro Universitário Unihorizontes
  • Alexandre Gomes Nisck Centro Universitário Unihorizontes

Palavras-chave:

Supermercado. Comportamento do consumidor. Marketing de relacionamento. Varejo.

Resumo

Para manter o consumidor e promover sua fidelização, as empresas precisam cultivar relacionamentos duradouros, por meio da agregação de valor, através do monitoramento frequente do seu comportamento. A partir desse ambiente, torna-se condição primordial que o segmento varejista de supermercado intensifique a busca por novas formas de agregar valor ao seu cliente final, na tentativa de se sobressair estrategicamente neste ambiente competitivo. Esta pesquisa teve por objetivo descrever e analisar os atributos que influenciam o processo decisório do consumidor final na escolha por um supermercado. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de um questionário, aplicado a 340 consumidores de supermercados na cidade de Entre Rios - MG. Utilizou-se a análise fatorial, sendo possível identificar três fatores que reúnem os atributos mais importantes para os consumidores na escolha por um determinado supermercado. Para essa identificação, utilizou-se o gráfico screeplot. Percebe-se que o segmento varejista da cidade precisa entender e conjugar ferramentas de promoções de vendas para atrair o consumidor final e obter maiores resultados. É iminente a utilização de um canal de comunicação mais eficaz que fale mais de perto com os consumidores de forma relevante e diferenciada.

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Publicado

2020-07-06

Edição

Seção

Artigos