Entrei na Universidade, e Agora? Expectativas dos Ingressantes de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Superior

Autores

  • Lusia Ribeiro Ferreira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Débora Gomes de Gomes Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Alexandre Costa Quintana Universidade Federal do Rio Grande - FURG http://orcid.org/0000-0001-6896-9465

Palavras-chave:

Expectativas Acadêmicas; Ingressantes; Ciências Contábeis.

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar as expectativas acadêmicas de ingressantes do Curso de graduação em Ciências Contábeis, de uma instituição de ensino superior, por meio da aplicação do Questionário de Percepções Acadêmicas – Expectativas (QPA-Exp), construído e validado por Almeida, Costa e Araújo (2017). O estudo é de natureza descritiva, do tipo survey, com abordagem quantitativa, e analisou dados de 41 estudantes que frequentam o 1º e 2º semestres do ano de 2017. O questionário utilizado foi composto de 42 questões fechadas, com respostas de 1 a 6, em escala likert. Como técnica de análise, utilizou-se da apuração e comparação das médias dos dados levantados. As questões apresentavam-se alternadas, sendo compostas de sete dimensões (Formação para a carreira/emprego; Qualidade da formação; Desenvolvimento pessoal e social; Interação social; Pressão social; Mobilidade estudantil e; Envolvimento político e cidadania), cada uma com 6 perguntas. Os principais resultados demonstram que, as dimensões que mais geram expectativas aos estudantes questionados, são as que se relacionam a realização pessoal e profissional. Sugere-se para estudos futuros a contínua verificação de forma mais detalhada dos aspectos relacionados a dimensão da realização pessoal e profissional, pois esta destaca-se dentre as demais dimensões neste estudo, e, em função de que o conhecimento científico está sempre evoluindo, e por vezes, contrariando aos saberes anteriores, torna-se propício um permanente alinhamento dos pretensos discentes às novas necessidades e motivações, evitando com maior eficácia possível, a frustração das expectativas.

Biografia do Autor

Lusia Ribeiro Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Atua como Contadora da empresa Codex Assessoria Empresarial Ltda., nas áreas de consultoria e assessoria em gestão na contabilidade gerencial (custos,financeira, fiscal, tributária e recursos humanos) para empresas privadas e empresas do terceiro setor. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na linha de Educação e Pesquisa em Contabilidade, com ênfase nos seguintes temas: Permanência e Desempenho Acadêmico, Expectativas Acadêmicas, Ações Afirmativas, Políticas Publicas de Inclusão no Ensino Superior, Teoria Crítica na Educação.Realizou estágio docência na disciplina de Custos no curso de Ciências Contábeis/FURG (2/2017).

Débora Gomes de Gomes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós-Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016), possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012), possui mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (1994). É professora adjunta da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atua na graduação, especialização e mestrado. Tem experiência na área de Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: controle gerencial e educação e pesquisa em contabilidade.

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.

Downloads

Publicado

2021-05-08

Edição

Seção

Artigos