Entrei na Universidade, e Agora? Expectativas dos Ingressantes de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Superior
Palavras-chave:
Expectativas Acadêmicas; Ingressantes; Ciências Contábeis.Resumo
O objetivo do estudo foi identificar as expectativas acadêmicas de ingressantes do Curso de graduação em Ciências Contábeis, de uma instituição de ensino superior, por meio da aplicação do Questionário de Percepções Acadêmicas – Expectativas (QPA-Exp), construído e validado por Almeida, Costa e Araújo (2017). O estudo é de natureza descritiva, do tipo survey, com abordagem quantitativa, e analisou dados de 41 estudantes que frequentam o 1º e 2º semestres do ano de 2017. O questionário utilizado foi composto de 42 questões fechadas, com respostas de 1 a 6, em escala likert. Como técnica de análise, utilizou-se da apuração e comparação das médias dos dados levantados. As questões apresentavam-se alternadas, sendo compostas de sete dimensões (Formação para a carreira/emprego; Qualidade da formação; Desenvolvimento pessoal e social; Interação social; Pressão social; Mobilidade estudantil e; Envolvimento político e cidadania), cada uma com 6 perguntas. Os principais resultados demonstram que, as dimensões que mais geram expectativas aos estudantes questionados, são as que se relacionam a realização pessoal e profissional. Sugere-se para estudos futuros a contínua verificação de forma mais detalhada dos aspectos relacionados a dimensão da realização pessoal e profissional, pois esta destaca-se dentre as demais dimensões neste estudo, e, em função de que o conhecimento científico está sempre evoluindo, e por vezes, contrariando aos saberes anteriores, torna-se propício um permanente alinhamento dos pretensos discentes às novas necessidades e motivações, evitando com maior eficácia possível, a frustração das expectativas.