Fatores Determinantes na Decisão de Consumo de Fast Foods

Autores

  • Mércia Cristiley Barrêto Viana, Sra Faculdade Católica do Rio Grande do Norte
  • Natália Queiroz da Silva Oliveira Faculdade Católica do Rio Grande do Norte
  • Alípio Ramos Veiga Neto Faculdade Vale do Salgado, Coordenação de Pesquisa.

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor., Decisão de compra., consumo alimentar

Resumo

No contexto econômico atual das famílias no Brasil, o fator determinante para a decisão de consumo alimentar em restaurante tipo fast food, define-se pela falta de tempo e com os recursos financeiros pouco favoráveis, muitas famílias optaram por não ter uma secretária do lar e, consequentemente, alimentar-se em restaurante fast food. O objetivo foi identificar os fatores determinantes na decisão de consumo de alimento tipo fast food, utilizando-se do Modelo da Perspectiva Comportamental (BPM) de Foxall (1998). Foram utilizados uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa através de análise fatorial confirmatória. A amostra foi baseada em Hair et al. (2005) que com 35 variáveis analisadas precisou-se de no mínimo 175 respondentes, obteve-se 186. Nos resultados obtidos todos os fatores foram confirmados satisfatoriamente. As implicações futuras foram aumentar amostragem para obter um poder de explicação e aplicar em outros segmentos de alimentos não somente tipo fast food, buscando comparar os resultados obtidos.

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Publicado

2020-07-07

Edição

Seção

Artigos