Uma Proposta de sequência didática para o ensino da estrutura do texto narrativo

Autores

  • Yara Alves Sardinha Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA
  • Olga Aparecida Arantes Pereira, Me. Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA

Resumo

Pesquisas recentes apontam a deficiência de nossos alunos com relação à leitura e à produção de textos. A partir desse pressuposto, essa pesquisa tem por objetivo propor uma sequência didática para a elaboração do texto narrativo. Como fundamentação teórica, são utilizadas, entre outras, as obras: Abreu (2005), sobre gêneros discursivos; Bronckart (1999) sobre superestrutura do texto narrativo e Dolz e Schneuwly (2004), sobre sequência didática. A metodologia é de abordagem qualitativa, pois dispensa pesquisa de campo. Tendo um conto de fadas, como suporte, foi proposta uma sequência didática para o ensino do texto narrativo, atingindo assim, o objetivo proposto.

Biografia do Autor

Yara Alves Sardinha, Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA

Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Teresa D'Ávila

Olga Aparecida Arantes Pereira, Me., Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA

Graduada em Filosofia, Pedagogia e Língua Portuguesa, Especialização em :Cinema e Mestre em Educação com Área de Concentração em Educação Sócio-Comunitária pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2006). Professora Titular do UNIFATEA - Centro Universitário Teresa D'Ávila e Diretora do Cine Clube de Lorena.

Downloads

Publicado

2018-02-08

Edição

Seção

Artigos