O trabalho docente no ensino fundamental I na Rede Pública Estadual: entre as determinações e a prática docente
entre as determinações e a prática docente
Resumo
Este artigo busca compreender o trabalho de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede regular do ensino estadual. O estudo caracteriza-se por ser de cunho qualitativo sob forma de um “estudo de caso” (YIN, 2005). Os objetos examinados sa?o o Projeto Poli?tico Pedago?gico da escola, observac?a?o participante das aulas do sujeito deste estudo bem como uma entrevista semiestruturada com ela. Adotam-se as noc?o?es de prescric?o?es (NOULIN, 1992, GUE?RIN, 1998; SOUZA-E-SILVA, 2001) e atividade de trabalho (CLOT et. al., 2001) como forma de observar a relac?a?o entre o prescrito e a pra?tica docente. A pesquisa possibilitou veri car que a professora, no exerci?cio de sua atividade de trabalho, consegue adequar as prescric?o?es institucionais, a partir de sua identidade pedago?gica de forma a alcanc?ar resultados satisfato?rios a? instituic?a?o escolar e aos alunos.