Aplicação de protocolo de avaliação do desenvolvimento infantil realizada por pedagogos em creche: um estudo a partir do teste Denver II

Autores

  • Marcia aparecida Amoroso ILA
  • Leticia Massa Thomé de Souza
  • Maria Aparecida Ribeiro Chagas

Resumo

A atuac?a?o do pedagogo na?o esta? mais restrita ao simples ato de conduzir uma sala de aula, pois o conhecimento deste pro ssional permite um leque de atividades a serem praticadas. Dentre elas, a aplicac?a?o de protocolos de avaliac?a?o do desenvolvimento e? algo a ser tomado como instrumento de trabalho pelos pedagogos, com o intuito de identi car possi?veis atrasos em diversos aspectos do desenvolvimento infantil, de modo que os resultados obtidos podera?o contribuir tanto para a crianc?a, quanto para o pedagogo, o qual sera? capaz de desenvolver atividades mais coerentes com a necessidade e o ni?vel de desenvolvimento em que cada crianc?a se encontra. Dessa forma, buscamos responder as seguintes questo?es: A aplicac?a?o de protocolo de avaliac?a?o do desenvolvimento infantil, realizada por pedagogos, possibilita a compreensa?o da fase evolutiva que a crianc?a se encontra, ampliando desta forma a atuac?a?o pedago?gica dentro da creche? Quais as di culdades que o pedagogo pode encontrar na aplicac?a?o do teste? O objetivo geral deste estudo e? avaliar o ni?vel de desenvolvimento neuropsicomotor de crianc?as em idade pre?-escolar, matriculadas em uma creche pu?blica situada no munici?pio de Lorena, Sa?o Paulo, Brasil, por meio da aplicac?a?o do teste Denver II. O objetivo especi? co, por sua vez, e? identi car os principais fatores que podem auxiliar na melhoria do 

processo pedago?gico, a partir dos resultados obtidos com a aplicac?a?o do teste. A pesquisa atua de modo a auxiliar os educadores na avaliac?a?o do desenvolvimento dos alunos e, consequentemente, no planejamento das atividades a serem aplicadas, de modo que estas sejam mais especi? cas, de acordo com a necessidade de cada crianc?a e o ni?vel do desenvolvimento infantil apresentado para cada uma delas. Trata-se de uma pesquisa de campo, cujos dados foram analisados de forma qualitativa. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se o teste Denver II, o qual foi aplicado por duas graduandas do curso de Pedagogia, com o auxi?lio da professora responsa?vel pelas crianc?as matriculadas na creche. A partir dos resultados obtidos com a aplicac?a?o do referido teste, po?de-se constatar que as quatro crianc?as avaliadas apresentaram resultados na?o normais em tre?s dos quatro aspectos analisados: pessoal-social, motor no-adaptativo e linguagem; no aspecto motor-grosseiro, por sua vez, o resultado foi normal em todos os casos. Conclui-se que a aplicac?a?o do teste Denver II garante resultados concretos no que diz respeito ao desenvolvimento infantil e, uma vez adotado, e? capaz de ampliar a concepc?a?o que os educadores te?m de seus alunos, garantindo assim instrumentos capazes de engrandecer seu trabalho como pro ssional da educac?a?o e ampliando as possibilidades dentro de sua atuac?a?o como corresponsa?vel pelo desenvolvimento da crianc?a.

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Publicado

2018-02-08

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Seção

Artigos