Atividades de estatística envolvendo conceitos de leitura de gráfico:

uma experiência com alunos das séries iniciais

Autores

  • Marcílio Farias da Silva Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA
  • Amanda de Salles Siqueira Espindola
  • Juliana Aparecida Gomes de Souza

Resumo

Esta pesquisa de Graduac?a?o cujo o objetivo e? desenvolver o conhecimento estati?stico, desde a educac?a?o infantil, foi desenvolvida com 19 alunos com idade entre 4 e 5 anos, de uma escola particular de Lorena-SP. Seus dados foram construi?dos a partir de atividades elaboradas para esta faixa eta?ria. A metodologi?a utilizada para atingir o objetivo e? o trabalho com gra? co, com quatro etapas, iniciado com uma contac?a?o de histo?rias, de forma lu?dica e com um contexto para que as crianc?as entendam o objetivo do gra? co, e participem de sua contruc?a?o. O referencial teo?rico centrou-se no PCN (Para?metro Curricular Nacional) de Matema?tica. Na ana?lise dos dados veri cou-se que o projeto desenvolvido possibilitou aos alunos a utilizac?a?o de conhecimentos estati?sticos ja? construi?dos, a aquisic?a?o de novos conhecimentos matema?ticos e a importa?ncia do contexto na abordagem de ideias estati?sticas. O trabalho desenvolvido mostrou ser via?vel o estudo de ideias estati?sticas na Educac?a?o Infantil. Podemos concluir apo?s a seque?ncia 

dida?tica desenvolvida que o trabalho com gra? cos contextualizado com um tema de fa?cil compreensa?o para as crianc?as da educac?a?o infantil pode sim ser trabalhado e obtivemos resultados positivos.

Downloads

Publicado

2018-02-08

Edição

Seção

Artigos