ENSINO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM ORIGAMI DE DINOSSAUROS
Resumo
Neste trabalho é demonstrada a metodologia de Ensino de Biologia utilizada para apresentar e explanar conceitos da Evolução Biológica das espécies para três turmas de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal na cidade de Guaratinguetá, SP, utilizando as técnicas de confecção de Origamis relacionados ao tema Dinossauros. Foi utilizada a sala de informática da E.M.E.F. Maria Julia Antunes do Amaral Moreira para o estudo de caso, onde cada aluno teve acesso ao seu próprio dispositivo Chromebook conectado à internet para que assistisse e acompanhasse aos respectivos vídeos explicativos relacionados à sua escolha de qual Dinossauro iria reproduzir com o papel espelho colorido fornecido pela escola. Após a prática da produção dos Origamis, teve-se uma aula associativa e comparativa com uma analogia entre os animais desenvolvidos com os Origamis e conceitos evolutivos anteriormente trabalhados em outras aulas, correlacionando semelhanças e diferenças existentes entre os Dinossauros que os alunos fizeram e a real ação do processo na natureza. Constatado que a grande parte dos alunos optou por Origamis de fácil e rápida confecção, outros tentaram, porém não conseguiram fazê-lo por completo. O método contribuiu significativamente para uma aproximação maior da Teoria Evolutiva de Darwin para uma realidade mais prática e divertida, a qual os alunos puderam trabalhar manual e visualmente, aliado ao fato da apreciação pelo tema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Renan Sana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.