A FERRAMENTA NEARPOD COMO MULTIPLATAFORMA:

sua utilidade para o ensino remoto

Autores

Resumo

Devido à pandemia instaurada pelo sars-cov-2, foram observados muitos prejuízos para a educação, visto que para evitar aglomerações, houve a necessidade de o ensino passar a ser a distância. Dentre esses prejuízos, torna-se perceptível a dificuldade de muitos professores diante do teletrabalho. Além disso, observa-se que as terminologias Ensino a Distância e Ensino remoto se misturam, podendo dificultar o reconhecimento do processo em que o docente está envolvido. Ademais, há muito tempo se discute o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e a necessidade de o professor se preparar, contudo nem sempre foi uma prática viável. Observando o cenário em questão, esta pesquisa objetivou: a) realizar uma revisão (web)bibliográfica acerca do ensino a distância, ensino remoto e das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação; b) apresentar o Nearpod  como uma multiplataforma e sua utilidade para a prática do ensino a distância, na modalidade remota. Este estudo chegou à conclusão de que o Ensino remoto é uma modalidade feita a distância, mas que carece de planejamento; e que o professor precisa estar aberto a mudanças, bem como os alunos e seus familiares devem estar dispostos a aprender e participar, de acordo com as suas possibilidades. O ensino a distância, por sua vez, predispõe um planejamento maior, proporcionando aos envolvidos mais preparo e atenção quanto ao processo socioafetivo. Assim, a partir de uma revisão das funcionalidades do Nearpod, reforça-se a premissa de que essa ferramenta pode ser útil ao contexto do ensino remoto, por sua interatividade, ludicidade e inúmeras possibilidades de uso apresentadas.

Palavras-chave: Ensino remoto. Ensino a distância. Novas tecnologias de Informação e Comunicação. Nearpod.

Downloads

Publicado

2021-05-28