A Filosofia na Sociedade de Consumo: um olhar voltado às práticas pedagógicas
Resumo
Este ensaio versa sobre as práticas didático-pedagógico-filosóficas que corroboram para a efetividade e significância do ensino no processo educacional. Perpassa por uma visão histórica acerca da evolução da educação bem como da filosofia enquanto ciência transformadora da realidade social, denunciando por meio da visão baumaniana da sociedade do consumo e da coisificação do ser pelo atendimento à necessidade do ter. Trata-se de uma análise conceitual sobre a importância da alteração das práticas didático-pedagógicas voltadas a uma contextualização com a realidade dos educandos de modo a (re)significar o papel da escola.
A educação por meio do ensino significativo intermediada pela filosofia enquanto prática didático-pedagógica torna-se eficaz, coerente e transformadora, ao ponto de contribuir significativamente para a diminuição das desigualdades sociais e, consequentemente, alterar radicalmente a realidade dos educandos.
Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Sociedade de Consumo, Filosofia na Educação.
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