Educar sem deformar: uma releitura da Pedagogia do Oprimido a partir de lentes foucaultianas

Autores

  • José Pascoal Mantovani Mantovani

Resumo

Este trabalho tem como finalidade apresentar indi?cios interpretativos da obra A pedagogia do Oprimido de Paulo Freire (1987), a partir do instrumental teo?rico de Michel Foucault (2006; 2005). Para tanto, o ob- jetivo deste artigo sera?: (i) analisar os dois primeiros capi?tulos da obra freireana Pedagogia do Oprimido (1987) , a partir de um vie?s episte?mi- co voltado a? educac?a?o; (ii) apresentar si?ntese dos domi?nios de Michel Foucault presentes na obra Hermene?utica do sujeito (2006) e O cuida- do de si (2005) atrelado com as leituras hermene?uticas de Ravel (2002); (iii) sintetizar os conceitos doi autores, Freire e Foucault, a partir de apontamentos de VEIGA-NETO (2004). Espera-se, pois, que este tex- to apresente alguns indicativos que privilegie o papel da educac?a?o no processo formativo do sujeito em perspectiva holi?stica.

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Publicado

2019-11-13