Entre sociabilidades: entornos sobre o cotidiano fotogra?fico e escolar

Autores

  • Luiz Antonio Feliciano Feliciano
  • Dirce Djanira Pacheco e Zan e Zan

Resumo

Este trabalho procura trac?ar um paralelo entre a sociabilidade que nasce na escola e a sociabilidade inerente a? fotografia. A escola, como uma instituic?a?o social secular, traz consigo uma estrutura que a orga- niza. No entanto, as relac?o?es sociais no seu interior se moldam a par- tir de especificidades particulares. Cada grupo, na vive?ncia entre seus pares, encontra rearranjos singulares para cada situac?a?o. Sa?o os pe- quenos no?dulos que, de certa maneira, sustentam a estrutura norma- tizada e arbitra?ria. Por vezes, esses no?s se apresentam, ainda, como contraponto a?s normas institui?das. Igualmente a? escola, a fotografia carrega essas diferentes estruturas. Uma superior que a instituciona- liza e outra, inferior, que se contrapo?e. Se aquela corrobora com a ma- nutenc?a?o da norma imposta verticalmente, esta se configura na ho- rizontalidade da pra?tica cotidiana. Nesse sentido, o fazer fotogra?fico pode oferecer elementos para problematizar as relac?o?es sociais do jovem dentro e fora da escola. A reflexa?o que se propo?e perpassa al- gumas tema?ticas que, na mesma medida, se atravessam e se tangen- ciam: a estrutura da (e na) escola; as sociabilidades entre pares; a fo- tografia e a tecnologia; o cotidiano e seus mu?ltiplos movimentos. De certo modo, todos esses percursos se perpassam com suas singulari- dades e suas complementaridades e seus tangenciamentos. Costurar algumas de suas amarras e? a proposta desse artigo.

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Publicado

2019-11-13