Manifestac?o?es Folclo?ricas e o Curri?culo Escolar - uma ana?lise da pra?tica docente

Autores

  • Liliane Aparecida Chaves Cotia de Souza de Souza

Resumo

As tradic?o?es culturais e a valorizac?a?o de nossa histo?ria esta?o caindo no esquecimento, fazendo que se perca muito de nossa identidade. A pesquisa procura entender como manifestac?o?es folclo?ricas esta?o de- limitadas no curri?culo escolar nos anos iniciais do ensino fundamen- tal e teve como objetivo investigar o lugar das manifestac?o?es folclo?ri- cas locais e regionais na organizac?a?o do trabalho docente. O folclore e a cultura popular sempre estiveram presentes nos programas e con- teu?dos escolares, pore?m se faz necessa?rio entender como os mesmos esta?o sendo aplicados no processo de ensino aprendizagem. Este es- tudo possui caracteri?sticas explorato?rias, com resultados obtidos me- diante entrevistas com professores e gestora de uma escola municipal da cidade de Lorena SP, sendo utilizado um questiona?rio com ques- to?es abertas. Os dados foram analisados de maneira qualitativa para o alcance do objetivo do estudo. O resultado da pesquisa revela que as manifestac?o?es folclo?ricas locais e regionais na organizac?a?o do tra- balho docente sa?o pouco utilizadas e muitas vezes desconhecidas pe- los professores entrevistados, sendo as mesmas delimitadas apenas a?s datas comemorativas. Isso sinaliza a necessidade de futuros estu- dos a partir dos dados coletados.

Downloads

Publicado

2019-11-13