O ensino do Inglês como auxílio na construção do Projeto de Vida: análise de uma sequência didática com base em gêneros textuais

Autores

  • Vagner Matias da Silva da Silva

Resumo

Apoiando-se nos princi?pios norteadores e organizadores do Curri?culo do Estado de Sa?o Paulo, o Programa de Ensino Integral do estado de Sa?o Paulo traz em sua constituic?a?o educacional a articulac?a?o dos con- teu?dos trabalhados nas diferentes a?reas do conhecimento, desenvol- vidos interdisciplinarmente, a fim de fornecer ao aprendiz a constru- c?a?o de significados, uma vez que possibilita a compreensa?o do porque? e do para que? de estar participando deste processo. Com base nessas colocac?o?es, o objetivo deste estudo foi analisar os cadernos do alu- no e do professor, particularmente de LEM: Ingle?s, a fim de investi- gar as contribuic?o?es para uma . Para tanto, foi feito um estudo sobre os princi?pios que fundamentam uma . Apo?s isso, foram trac?ados os pressupostos que fundamentam o ensino e aprendizagem de Ingle?s no ensino fundamental, para enta?o desenhar os procedimentos me- todolo?gicos para ana?lise e discussa?o dos dados. Os resultados revela- ram que os objetivos propostos na seque?ncia dida?tica va?o ao encon- tro do que e? proposto para o desenvolvimento de uma educac?a?o para vida. No entanto, os textos e algumas atividades na?o contribuem para o desenvolvimento do ser competente e auto?nomo.

Biografia do Autor

Vagner Matias da Silva da Silva

Apoiando-se nos princípios norteadores e organizadores do Currículo do Estado de São Paulo, o Programa de Ensino Integral do estado de São Paulo traz em sua constituição educacional a articulação dos con- teúdos trabalhados nas diferentes áreas do conhecimento, desenvol- vidos interdisciplinarmente, a fim de fornecer ao aprendiz a constru- ção de significados, uma vez que possibilita a compreensão do porquê e do para quê de estar participando deste processo. Com base nessas colocações, o objetivo deste estudo foi analisar os cadernos do alu- no e do professor, particularmente de LEM: Inglês, a fim de investi- gar as contribuições para uma . Para tanto, foi feito um estudo sobre os princípios que fundamentam uma . Após isso, foram traçados os pressupostos que fundamentam o ensino e aprendizagem de Inglês no ensino fundamental, para então desenhar os procedimentos me- todológicos para análise e discussão dos dados. Os resultados revela- ram que os objetivos propostos na sequência didática vão ao encon- tro do que é proposto para o desenvolvimento de uma educação para vida. No entanto, os textos e algumas atividades não contribuem para o desenvolvimento do ser competente e autônomo.

Downloads

Publicado

2019-11-05