O livro infantil.

A percepção por trás das ilustrações

Autores

  • Deise Carelli Centro Universitário Teresa D´Ávila
  • Layla Martins de Aquino Centro Universitário Teresa D´Ávila

Resumo

Este trabalho teve como objetivo contribuir para o estudo sobre ilustração infantil com foco na
compreensão da leitura e percepção visual de crianças de 6 a 9 anos, através de uma pesquisa acerca
das ilustrações na literatura infantil, levantamento de dados sobre cognição e percepção visual de
crianças, onde análises convencionais com cerca de 63 crianças foi possível observar como se dá a
leitura visual infantil. Para isso, foram utilizadas as obras “O Matador”, “Já Já: a história de uma
árvore apressada” e “Gildo” ganhadores do prêmio Jabuti na categoria melhor ilustração infantil e
juvenil do ano de 2009, 2010 e 2011 respectivamente.

Biografia do Autor

Deise Carelli, Centro Universitário Teresa D´Ávila

Pós-graduada, nível lato sensu, em Artes Plásticas pela Universidade São Judas Tadeu SP e em Teoria e
Prática das Artes Contemporânea pela FATEA. Graduada em Educação Artística, com habilitação em Artes
Plásticas, pelas Faculdades Integradas Teresa D´Ávila. É professora da FATEA.

Layla Martins de Aquino, Centro Universitário Teresa D´Ávila

Pós-Graduanda do curso de Educação, Mídias e Novas Tecnologias pelas Faculdades Integradas Teresa D’
Ávila, FATEA, formada em Bacharel em Design pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2018-03-31

Edição

Seção

Artigos