Gestor Escolar.

A Educomunicação como alternativa de Administração Educacional para o Ensino Médio Integrado

Autores

  • Neide Aparecida Arruda de Oliveira Centro Universitário Teresa D´Ávila
  • Marco Antonio de Oliveira Claretiano

Resumo

Escolas de Ensino Médio Integrado são experiências novas e muito diferentes das dos modelos
tradicionais. Além dessas escolas terem de conceber e implementar um currículo mais
organicamente integrado, abrigam e põem em diálogo obrigatório profissionais e instituições
de origens e tradições diversificadas. A perspectiva de se trabalhar a educomunicação como
alternativa para a reforma do Ensino Médio Integrado pode trazer uma importante base para a
realização de novos modelos de gestão da comunicação no ambiente de trabalho educativo.
Neste contexto, o Gestor Escolar assume o papel de mediador da inter-relação dos
profissionais da área da comunicação e da educação. Este trabalho teve como objetivo geral
promover uma reflexão sobre o currículo do Ensino Médio Integrado; realizar uma pesquisa
bibliográfica sobre educomunicação; verificar quais são os desafios do gestor escolar
necessários para implantar a educomunicação. Este estudo se justifica, pois busca uma base
contextual para que se promova uma reflexão, levando em conta a perspectiva da
educomunicação que levaria a uma mudança substancial no tratamento do Ensino Médio pelas
políticas públicas no Brasil. A fundamentação teórica será realizada à luz de Soares (2011),
Citelli e Costa (2011). A metodologia dar-se-á por meio de pesquisa exploratória com
delineamento bibliográfico com base em material já elaborado, constituído principalmente de
livros e artigos científicos.

Biografia do Autor

Neide Aparecida Arruda de Oliveira, Centro Universitário Teresa D´Ávila

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Professora das Faculdades Integradas
Teresa D’Ávila – Fatea

Marco Antonio de Oliveira, Claretiano

Especialista em Gestão Escolar pelo Claretiano. Graduado em Geografia pela Unisal e Administração.
Professor efetivo da rede pública do estado de São Paulo.

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Publicado

2018-03-31

Edição

Seção

Artigos