A política nacional de avaliação da educação básica e suas interferências na escola pública

Autores

Palavras-chave:

Cultura de Avaliação, Política Nacional de Avaliação da Educação Básica, SAEB, Escola Pública

Resumo

A cultura da avaliação é resultado da redefinição do papel do Estado na concretização das reformas administrativas pós-1990. O objetivo da pesquisa foi dialogar sobre as interferências da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica na escola pública, por meio da portaria n. 10, de 8 de janeiro de 2021, que apresenta as novas diretrizes para o Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB). A metodologia esteve pautada em uma perspectiva crítico-reflexiva, por meio da abordagem qualitativa e das pesquisas bibliográfica e documental. Os dados apontaram que a concretização da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica causa impactos no “chão” da escola pública, uma vez que a cultura avaliativa responsabiliza os profissionais da educação, tendo, como dimensão primária, a exposição da escola e de seu corpo técnico, por meio dos resultados expostos pelo SAEB.  

Biografia do Autor

Givanildo Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação

Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas – Brasil

 

Edna Cristina do Prado, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação

Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas – Brasil

Inalda Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação

Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas – Brasil

Lana Lisiêr de Lima Palmeira , Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação

Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas – Brasil

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Publicado

2023-01-01

Edição

Seção

Artigos