O cinema como dispositivo para uma aprendizagem inventiva

Autores

Palavras-chave:

Cinema, Experiência estética, Aprendizagem, Invenção.

Resumo

O presente artigo é parte teórica de uma pesquisa de mestrado que problematizou o uso do cinema como ferramenta pedagógica que reafirma um contexto de aprendizagem por recognição, como mero reforço para a absorção de conteúdos, desperdiçando as experiências sensíveis que o filme pode proporcionar. A contrapelo dessa perspectiva apontamos o cinema como experiência estética que nos interpela sobre questões sócio-políticas elevando o espectador para visibilidades que nos ajudem a ver além da permanência das coisas, o cinema como abertura para a invenção, principalmente quando os espectadores passam a ser os protagonistas de um fazer fílmico que lhes permita inventar com imagens, promovendo aprendizagens que instituem novos modos de ser, de sentir e de se colocar diante do mundo.

Biografia do Autor

Marina Muniz de Lourenço, Universidade Federal Fluminense

 Marina Muniz de Lourenço, Licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense sob orientação da professora doutora Dagmar de Mello e Silva. Atua como professora de Apoio Educacional Especializado na Rede Municipal de Educação de Niterói desde o ano de 2019, no setor de Educação Especial e Inclusiva.

Dagmar de Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense

 Dagmar de Mello e Silva, Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense e Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação - Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão - Doutorado (PGCTIn).

Downloads

Publicado

2023-01-01

Edição

Seção

Artigos