A Divulgação Científica nas Políticas de Comunicação das Universidades Federais do Nordeste

Autores

Palavras-chave:

Divulgação científica, Política de comunicação, Universidade Federal, Nordeste

Resumo

O presente estudo busca investigar como a divulgação científica está inserida nas políticas de comunicação das universidades federais do Nordeste. Para isso, foi realizado um levantamento de todas as universidades federais nordestinas junto ao portal do MEC e, posteriormente, feita a busca das políticas de comunicação nos sítios eletrônicos das vinte instituições consideradas na amostra. A investigação tem caráter descritivo com ênfase na pesquisa documental por meio de análise qualitativa. Como resultado, percebe-se que os problemas de comunicação das universidades analisadas são estruturais, os quais recaem sobre o eixo da divulgação científica, visto que 85% das instituições analisadas não dispõem de políticas de comunicação que regulamentem suas atividades, caracterizando, assim, um trabalho informal e desprovido de padronização. Das três universidades federais nordestinas que já construíram uma Política de Comunicação (UFCA, UFRN e UFSB), a UFRN apresenta, de maneira clara, a prioridade da divulgação científica dentre as suas atividades de divulgação. Já a UFCA oferece um melhor delineamento nos critérios a serem considerados na seleção do conteúdo, sobretudo relacionado à produção científica, para publicação nos meios de comunicação institucionais. Conclui-se que a comunicação ainda precisa ser valorizada pelos gestores, visto que ainda não é considerada prioritária em nível estratégico e nem reconhecida como uma ferramenta com o potencial de cumprir a função social das Ifes, a qual extrapola os muros das universidades.

Biografia do Autor

Camila Fialho de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduação em Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias (2015) pelo Centro Universitário Tiradentes. Graduação em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (2007) pela antiga Escola Superior de Administração e Marketing (ESAMC), atual Centro Universitário Maurício de Nassau. Atualmente, é Programadora Visual da Universidade Federal de Alagoas.

José Rodolfo Tenório Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorado em Sociologia (2020) pela Universidade Federal de São Carlos. Mestrado em Administração (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão Pública (2011) pela Universidade Federal de Alagoas. Graduação em Administração (2007) pela Universidade Federal de Alagoas. Graduação em Gestão do Meio Ambiente (2008) pelo Instituto Federal de Alagoas. Atualmente é docente na Universidade Federal de Alagoas nos cursos: Bacharelado em Administração Pública e Mestrado Profissional de Administração Pública. Membro dos grupos de pesquisa: NUESTRA/UFSCar e LAPA/UFAL.

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Publicado

2023-01-01

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Artigos