Jovens e autoria:

reflexões a partir de artigos de opinião finalistas das Olímpiadas de Língua Portuguesa

Autores

Palavras-chave:

jovens, produção textual, autoria

Resumo

Este artigo, de caráter ensaístico, busca refletir sobre autoria e protagonismos das juventudes, a partir da análise de traços de autoria (POSSENTI, 2002 e BAKHTIN, 1986) em artigos de opinião produzidos por estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio. Para análise, foram selecionados os seis textos finalistas da região Sul na Olimpíada de Língua Portuguesa, edição 2016. Embora se reconheça o próprio fechamento das condições de produção por se tratar de um concurso, as análises apontam para uma organização textual em que se observa uma atitude dialógica dos produtores dos artigos de opinião

Biografia do Autor

Fabiana Kaodoinki, Universidade de Caxias do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2022), especializada em “Leitura e Produção Textual” pela Universidade de Caxias do Sul (2012), especializada em Educação; Espaços e possibilidades para a educação continuada” pelo Instituto Federal RS (2014) e especializada em Inteligência Espiritual na Universidade de Caxias do Sul. Licenciou-se em LETRAS na Universidade de Caxias do Sul (2009). Atualmente, é professora da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência nas seguintes áreas: Linguagem, Educação, Currículo, Ensino, Base Nacional Comum Curricular, Leitura, Escrita, literatura juvenil.

Luciane Todeschini Ferreira, Universidade de Caxias do Sul

Professora titular da Universidade de Caxias do Sul. Doutora em Letras (Estudos da Linguagem - Linguística Aplicada) pela UFRGS; Mestre em Comunicação e Semiótica (PUCSP); Especialista em Linguística (PUCRS) e graduada em Letras (UCS). Faz parte do Núcleo de Pesquisa – Desenvolvimento Humano e Social, Linguagem e Processos Educacionais e do grupo Observatório de Leitura e Literatura – OLLI. Desenvolve estudos na área de hospitalidade e ensino de LP.

Flavia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Pesquisadora CNPq. Doutora em Letras, ênfase em Teoria da Literatura pela PUCRS. Graduada em Letras e em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul. Atua como professora e pesquisadora na UCS, nos programas de Pós-graduação em Educação e em Letras e nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Pedagogia e Letras. Líder do grupo de pesquisa Observatório de leitura e de literatura – OLLI.

Downloads

Publicado

2023-01-01

Edição

Seção

Artigos