A experiência estética nas redes sociais digitais

possibilidades de fuga do bios virtual

Autores

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Estética, Experiência estética, Midiatização

Resumo

Os avanços tecnológicos da comunicação/informação nos colocam questões que entrelaçam a comunicação e o consumo em uma esfera de vida simulada, cujo tempo é afinado aos fluxos telemáticos e o imaginário alimentado por uma realidade aumentada por algoritmos. Esse artigo vai propor reflexões sobre a possibilidade de uma experiência estética nas redes sociais digitais e sobre sua atuação como uma espécie de interface preliminar do consumo na era da midiatização. A proposta é não sucumbir ao pressuposto possível, porém talvez simplificado e precipitado, que na contemporaneidade não há mais lugar para a experiência estética, mas apenas para paixões exacerbadas e afetos mobilizados para o mercado.

Biografia do Autor

Juana Ribeiro Diniz, ESPM - SP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM) e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidades Católica de São Paulo (PUC-SP) e Bacharel em Comunicação Social com hibilitação em Jornalismo (UFBA).

Downloads

Publicado

2023-01-01

Edição

Seção

Artigos