Análise comparativa entre a obra literária e a obra cinematográfica: Ensaio sobre a cegueira

Autores

Palavras-chave:

Ensaio sobre a Cegueira, José Saramago, Literatura, Adaptação cinematográfica, Fernando Meirelles

Resumo

Este artigo apresenta uma análise comparativa entre a adaptação cinematográfica ‘Ensaio sobre a Cegueira’ de Fernando Meirelles (2008), cineasta brasileiro, baseada no romance homônimo de José Saramago (1995), escritor português. Esta análise busca explorar alguns elementos presentes na adaptação da obra literária para o cinema, considerando possíveis transposições do texto original, a fim de mostrar a dinâmica da criação e as especificidades tanto da obra literária quanto da obra cinematográfica. O grande trunfo da obra de Meirelles e Mckellar foi verter para a tela do cinema a singular obra literária de Saramago, ‘Ensaio sobre a Cegueira’, preservando a produção simples, clara e direta, mantendo o teor da linguagem e a fidelidade ao espírito do romance.

Biografia do Autor

Luciani Vieira Gomes Alvareli, Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, linha de pesquisa: Educação e Tecnologia (2012). Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC (2004). Professora no Centro Universitário Teresa D'Ávila e na FATEC-Cruzeiro.

Neide Aparecida Arruda de Oliveira, Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA

Pós-doutoranda em Educação pela PUC-SP. Doutora em Tecnologia e Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Mestre em Linguística Aplicada pela UNITAU. Professora e coordenadora do Núcleo das Licenciaturas do UNIFATEA e Coordenadora na rede estadual de ensino do estado de SP.

Downloads

Publicado

2022-05-05