Percepções dos professores sobre a educação a distância

Reflexões sobre a formação continuada para o uso de REA

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa-Formação em EaD, Educação à Distância, Dificuldades e necessidades dos professores da EaD, Processos técnicos e didático-pedagógicos da EaD, Recursos Educacionais Abertos

Resumo

Este trabalho objetivou identificar as percepções dos professores sobre a Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal do Acre (Ifac), buscando consensos sobre as dificuldades e necessidades dos professores EaD, que serão utilizados na elaboração de uma proposta formativa para o uso de Recursos Educacionais Abertos (REA). Foi desenvolvida uma pesquisa-formação, de natureza aplicada, nos princípios da modalidade de pesquisa coletiva, na abordagem qualitativa e com objetivos descritivos, realizada por meio de ferramentas digitais, tais como: o questionário no Google Forms, fóruns no Moodle e inseridas ferramentas externas a este ambiente, entre elas: o Padlet e o Mentimeter. Os dados foram analisados por meio das fases da Análise em Espiral de Creswell (2006). Os resultados demostraram o pouco conhecimento dos professores sobre essa modalidade educacional e sobre os REA, como também a necessidade de trabalhar tanto os conhecimentos relacionados aos processos técnicos, para a utilização das TICs, como os processos didáticos-pedagógicos adequados à modalidade EAD e ao uso de REA. Assim sendo, é notória a necessidade de se repensar a qualidade política dessa modalidade educacional, principalmente o que diz respeito à dialética entre teoria e prática, a fim de que os conhecimentos possam ser aplicados no cotidiano dos professores.

Biografia do Autor

Alessandra Cristina de de Angeli, Instituto Federal do Acre - Ifac

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível (1996); Mestra em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT (2021); Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2002); Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2002); Desde 2015 trabalha como pedagoga na Educação à Distância do Instituto Federal de Educação do Acre - Ifac; Coordenadora pedagógica de Escola Soed (ensino Fundamental e médio); Supervisora e coordenadora pedagógica de Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tancredo de Almeida Neves; Pedagoga nas Medidas Alternativas, Prestação de Serviço à Comunidade-PSC; Pedagoga no sistema Penitenciário; Coordenadora do Núcleo de Apoio a Família do Preso e Egresso; Experiência como Professora na educação infantil (alfabetização), no ensino fundamental e ensino médio.

Ricardo dos Santos Pereira, Ifac

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas (2004) e Bacharelado em Biologia do Desenvolvimento (2005) pela Universidade Federal Fluminense (IB/UFF). Realizou o Mestrado em Ciências/Bioquímica (2007) pelo Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ). Concluiu o Doutorado em Ciências/Biologia Celular e Molecular (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Atuou como Professor de Biologia na SEE/RJ (2010) e como Professor de Ciências na SME/RJ (2011). Atuou como Tutor de Apoio ao Professor no Departamento de Mídias Digitais do CEDERJ (2011/2012), onde trabalhou com o Ensino à Distância (EaD) utilizando a Plataforma Moodle. Concluiu o Curso de Aperfeiçoamento em Ciência, Tecnologia e Educação na Amazônia (IFAC-IOC/Fiocruz) em 2013. Atuou como Professor Substituto de Biologia no IFAC entre 2015 e 2017. Atualmente é Professor EBTT/IFAC (Biologia), onde atua no Ensino Médio Integrado (IFAC/CXA), na Especialização em Educação Profissional e Tecnológica (IFAC/CRB), no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFAC), como Coordenador do Projeto "Espaço IFAC de Ciências" e como Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Biociências (GPEnBio/CNPq/IFAC). Atualmente está desenvolvendo seu Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2023-01-01

Edição

Seção

Artigos