Tensionamentos e reflexões para a observação de marcas:

a importância da constituição de observatórios da publicidade

Autores

Palavras-chave:

Marca, Observatório, Cenografia de marca, Cidadania, Pandemia

Resumo

Esse trabalho reflete sobre a importância de se constituir observatórios para produção de críticas sobre marcas (SEMPRINI, 2006) e publicidade para promoção da cidadania. Enfatizamos a necessidade de criar uma cultura de observação das marcas a partir do que identificamos no contexto da pandemia da Covid-19. Realizamos o estudo de, pelo menos, uma cenografia de marca (SOARES, 2018) para cada uma dessas categorias, a partir dos pressupostos teóricos da Análise Francesa de Discurso (MAINGUENEAU, 2001). Resultados preliminares apontam a importância de se constituir uma perspectiva cidadã, responsável e dialógica pensando no impacto do discurso das marcas no processo de constituição de identidades coletivas na contemporaneidade (QUESSADA, 2003). Esse aspecto pode ser impulsionado pelo trabalho de observação constante realizado por observatórios (POMPEU et al. 2021).

Biografia do Autor

Nelson Soares, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Nelson Soares é professor do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), vice-líder do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Linguagens, Comunicação e Cultura (GINC) na linha de pesquisa Publicidade, discurso e diversidade. Coordenador do projeto de iniciação científica: A Evolução da Marca Contemporânea: tensionamentos, transformações e adaptações das marcas O Boticário e Natura ante os debates sociais acerca da diversidade em campanhas publicitárias para o Dia dos Namorados.

Fernanda Vasques Ferreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade de Brasília (UnB)

Fernanda Vasques Ferreira é professora do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), pós-doutoranda em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pelo Senai/Cimatec, doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS/UFOB), líder do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Linguagens, Comunicação e Cultura (GINC) na linha de pesquisa Comunicação, saúde e políticas públicas. Coordenadora do projeto de iniciação científica: Uso de inteligência artificial para rastreio e detecção de fake news com foco na prevenção à Covid-19.

Downloads

Publicado

2023-01-01

Edição

Seção

Artigos