Relações Étnico-Raciais e a Educação Escolar Quilombola: Alguns apontamentos

Autores

Palavras-chave:

Dignidade Humana, Racismo, Preconceito, Emancipação, Educação Escolar Quilombola

Resumo

Na sociedade do aqui e do agora (capitalista), marcada pelo preconceito, racismo, sexismo, intolerância e discriminação aos grupos LGBTQIAP+, pretos, mulheres, obesos, indígenas e quilombolas, faz-se necessário lutar e construir uma educação antirracista e inclusiva para alcançar a dignidade humana, o equilíbrio planetário, a emancipação e a paz mundial. Nesse sentido, este texto tem o propósito de apresentar os desafios e as possibilidades de se trabalhar as relações étnico-raciais na Educação Escolar Quilombola. Como específicos: descrever a Educação Escolar Quilombola, identificar as potencialidades das Relações étnico-raciais e refletir sobre o papel da escola no combate ao racismo. A abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo exploratória e como método, a pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados utilizou-se a observação participante e para interpretação dos dados a análise qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 25, sendo seis professores, 10 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e nove estudantes do Ensino Médio. A atividade pedagógica trouxe contribuições para o campo da Educação Escolar Quilombola, para a educação antirracista e a atitude da escola no combate ao racismo. Os resultados evidenciaram que os estudantes tinham pouco conhecimento sobre racismo, a necessidade de a escola ser um espaço de combate ao racismo e de todas as suas nuances que perpassam a sociedade, demanda formação continuada na perspectiva antirracista para os professores, e, ainda, carência de políticas públicas, sociais, afirmativas e educacionais para a Educação Escolar Quilombola.

Biografia do Autor

Helio Rodrigues dos Santos, Universidade de Brasília

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Especializado em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física pela Universidade São Luís. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2017). Graduado em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Matemática. Participante do Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, 2021).

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília - UnB: Brasilia, DF, BR

Pós-Doutor em Educação (ProPEd/UERJ) e Doutor em Educação Matemática (PUC/SP), com estágio doutoral na Universidade do Minho (Portugal). Professor Adjunto da Universidade de Brasília – UnB, Faculdade de Educação - FE. Pesquisador dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da UnB (Mestrado e Doutorado, acadêmico e profissional).

Downloads

Publicado

2023-01-01

Edição

Seção

Artigos