O contrato entre escritor e leitor em duas narrativas de José Saramago

Autores

Palavras-chave:

Memorial do Convento, A Viagem do Elefante, Inícios, literatura portuguesa

Resumo

Este artigo analisa os capítulos iniciais de duas narrativas de José Saramago, A Viagem do Elefante e Memorial do Convento, com relação ao tempo, espaço, narrador, linguagem e personagens, em busca do que o crítico literário Amós Oz denomina “contrato inicial” literário, ou seja, as estratégias utilizadas pelos autores nas primeiras páginas de romances e contos e sua influência na narrativa como um todo. Utilizam-se também conceitos de Roland Barthes e Daniel Pennac para avaliar a relação entre escritor e leitor. A análise leva também em conta os estudos de Linda Hutcheon sobre a metaficção historiográfica, a fim de entrelaçar as narrativas históricas e ficcionais fundidas na criação literária.

Biografia do Autor

Sylvia Maria Corrêa da Rocha Homem de Bittencourt, Universidade Santa Cecília

Professora de Leitura e Produção Textual na modalidade de Educação a Distância na Universidade Santa Cecília. Graduação em Letras pela Universidade Católica de Santos (1969), mestrado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Literatura Portuguesa pela mesma universidade (1990). Atua principalmente nos seguintes temas: leitura e produção textual, literaturas em língua portuguesa (literatura portuguesa, brasileira e africana) e literatura infantil. Email: sylviabittsantos@gmail.com

Valéria Hernandorena Monteagudo de Campos, USP

Mestranda em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa Diálogos e Conexões: outras artes, saberes e cenários, com dissertação sobre duas narrativas de José Saramago. Graduada em Letras - Português e Inglês (Universidade Católica de Santos). Concluiu pós-graduações em grau de especialização em Ensino de língua portuguesa e literatura (UTFPR) e Tecnologias na aprendizagem (SENAC). Atuou como tradutora, revisora, professora de português e inglês em diversas iniciativas públicas e privadas. Atualmente é professora no ensino superior, no curso de Licenciatura em Linguagens da Faculdade SESI-SP de Educação, e, na educação básica, na escola associada da faculdade. Tem publicações acadêmicas sobre literatura portuguesa e ensino de língua.

Downloads

Publicado

2022-05-05