Legislação educacional no Brasil e no Uruguai:

diretrizes internacionais para a leitura

Autores

Palavras-chave:

Legislação, Ensino Médio, Leitura, Brasil, Uruguai

Resumo

Este artigo parte do princípio de que a legislação é uma fonte de estudo e, desse modo, para um estudo com base comparatista em educação, apoia-se em marcos legais. A educação de um país se organiza a partir de preceitos legais de base nacional mas que em muitos casos seguem ditames de convenções internacionais. Neste artigo, busca-se apresentar aspectos da legislação educacional brasileira e uruguaia, já que o foco do estudo são as políticas de leitura de estudantes na última etapa da Educação Básica nos dois países. Por meio de estudo analítico, parte da Constituição Federal (1988), Brasil, e da Constitución de la República Oriental del Uruguay (1996), Uruguai, até chegar em documentos mais específicos como planos de leitura. Como resultados, aponta-se que a regulamentação é mais detalhada no Brasil, com normas para os estados e contínua revisão curricular sistematizada. No Uruguai, as normas abrangem o país, de forma geral, as especificidades dos departamentos são pontuais e as mudanças acontecem de forma mais lenta.

Biografia do Autor

Elsa Mónica Bonito Basso, Universidade de Caxias do Sul

Professora da Área de Letras da Universidade de Caxias do Sul. Possui graduação em Tradutor Público em Idioma Português – Universidad de la República (1984) (Uruguai), Mestrado em Educação- Universidade de Caxias do Sul- (2011) e Doutorado em Línguas Modernas - Universidad del Salvador (2006) (Argentina) e em Educação, UCS (2020). Atualmente atua nas áreas de ensino de língua estrangeira (inglês e espanhol). Interessa-se por estudos relacionados com migrações e educação comparada, cultura da paz, interculturalismo, globalização, tradução e ensino de línguas e literatura.

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Pesquisadora CNPq. Doutora em Letras, ênfase em Teoria da Literatura pela PUCRS. Graduada em Letras e em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul. Atua como professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul-RS, nos programas de Pós-graduação em Educação e em Letras e nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Pedagogia e Letras. Pesquisa em especial temas ligados à leitura, à infância e à literatura.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos