O evento Café do Conhecimento na construção de uma agenda de políticas educacionais no FNDE: diálogos e percepções possíveis segundo o pensamento complexo (MORIN, 2000) e os operadores cognitivos (MARIOTTI, 2000, 2010).

Autores

Palavras-chave:

Comunicação, Complexidade, Evento, Políticas Educacionais, Operadores Cognitivos

Resumo

o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) gesta diversos projetos educacionais: Alimentação Escolar (1), Livro Didático (2), Dinheiro Direto na Escola (3), Biblioteca da Escola (4), Transporte do Escolar (5), Caminho da Escola (6), Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (7), em mais de 5 mil municípios. O Café do Conhecimento - CdC – é um evento no FNDE que congrega diversos atores sociais em torno de uma agenda de políticas educacionais. Esse ambiente possibilita a disseminação de conhecimento e de experiências entre indivíduos de diversas áreas da sociedade. O evento aconteceu de modo presencial nas edições de 2018 e de 2019. Em 2020, em virtude da pandemia de covid-19, adotou-se o formato digital, possibilitando a participação de mais pessoas (fora da cidade de Brasília, sede do FNDE), redução de custos, dentre outros. O objetivo do trabalho é descobrir como foram as interações e sentidos compartilhados na última edição do evento. Trata-se de uma pesquisa exploratória, abordagem quali-quantitativa, amostral de 86 respondentes, questionário online, tendo como olhar os operadores cognitivos e saberes para educação do futuro, conforme perspectiva da Complexidade (MORIN, 2000; MARIOTTI, 2010). Os resultados mostram que o evento ainda precisa de ajustes, mas que consegue cria uma agenda com atores sociais que qualifica o debate em políticas educacionais.

Biografia do Autor

Bruno Narcizo Machado Carneiro, Universidade Católica de Brasília

Economista, mestre em Comunicação (PPGCOM/UCB),  Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE

Déborah Lins e Nóbrega, Universidade Católica de Brasília

Bibliotecária Documentalista (Universidade de Brasília, 2012), especialista em Gestão do Conhecimento (Signorelli, 2016), mestranda em Comunicação na linha de pesquisa Estratégia e Gestão Comunicacional (Universidade Católica de Brasília). Servidora pública federal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Robson Dias, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Jornalista, Relações Públicas, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do PPGCOM/UCB, linha Estratégia e Gestão Comunicacional.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos