Pode o cinema auxiliar na formação de professores para o ensino de música?

Autores

Palavras-chave:

Educação e cinema, Ensino de música, Eduardo Coutinho

Resumo

O trabalho apresenta reflexões sobre as contribuições do filme "As canções” (2011) para construção de processo formativo voltado à professores que lecionam música no Ensino Fundamental I (Anos Iniciais). A fundamentação teórica envolve Rancière, Benjamin, De Certeau e Freire, bem como autores do campo de estudo formado por educação e cinema.A abordagem é qualitativa, aplicada e explicativa, mediante emprego de análises bibliográfico e documental, bem como observações sistemáticas, segundo perspectiva do tipo ex-post-facto. O ensino de música é componente obrigatório, envolve vivências e abordagens diferentes e "As canções” oportuniza refletir à respeito, vinculando a música ao ontológico.

Biografia do Autor

Humberto Perinelli Neto, Unesp

Bacharel e licenciado em História pela Unesp-FCHS-Franca. Mestre em História e Cultura Social e Doutor em História e Cultura Política pela Unesp-FCHS-Franca. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, SP. Cursou Letras pela Unesp-Ibilce-São José do Rio Preto. É Professor Assistente Doutor da Unesp-Ibilce-São José do Rio Preto. É professor/pesquisador do Programa de Pós Graduação Ensino e Processos Formativos da Unesp, bem como exerce sua Coordenação desde 2017.

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Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos