Livro digital interativo “cibercultura: linguagem, língua e variação” – Processo de criação e análise da satisfação dos usuários

Autores

Palavras-chave:

Livro digital interativo, Avaliação da satisfação, Aprendizagem significativa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar a satisfação dos alunos com o livro digital interativo produzido para essa pesquisa. A satisfação é uma resposta dos usuários ao interagir com determinado produto, portanto, é uma medida para identificar quais os aspectos positivos e negativos foram encontrados durante a realização de determinada tarefa. Quanto maior for as experiências agradáveis do usuário com o software maior será sua satisfação. Partindo dessa premissa, essa pesquisa buscou responder a seguinte indagação: qual a satisfação dos usuários com o livro digital interativo alvo desse estudo? A base teórica deste estudo está pautada em Silva (2004), Lévy (2010), Nielsen (1990), Flick (2004), Moita Lopes (2011) e Zanella (2009). A abordagem dessa pesquisa é de natureza quali-quantitativa (FLICK, 2004). Quanto aos objetivos é descritiva (GIL, 2008). Quanto aos procedimentos, esse estudo utilizou a metodologia de linguística aplicada (MOITA LOPES, 2011). Os dados foram analisados a partir da técnica de análise do material e descrição analítica do conteúdo (ZANELLA, 2009). Os resultados desse estudo demonstraram que a avaliação realizada pelos alunos foi satisfatória, pois permitiu verificar que o conteúdo e as imagens veiculados pelo objeto de pesquisa, as atividades e o layout (fontes, espaçamento, títulos, subtítulos, textos e imagens) foram considerados pelos discentes como de boa qualidade, atendendo satisfatoriamente ao esperado. Portanto, essa pesquisa confirmou que o uso da tecnologia melhora o processo de ensino-aprendizagem, motiva a participação dos alunos e enriquece a prática pedagógica.

Biografia do Autor

Flávia Junia Justino Pacheco Garcia, IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFTM (2019). Possui graduação em Tecnologia em Desenvolvimento Social pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica (2007) e graduação em Letras Português/Inglês - Faculdades Associadas de Uberaba (2012). Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2013). Pós-Graduação em Supervisão e Inspeção pela UNIASSELVI e Pós-Graduação em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014).  Tem experiência na área de Letras, com ênfase em práticas de leitura e utilização das TICs em plataformas de ensino-aprendizagem à distância.

Paula Teixeira Nakamoto, IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). É professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
do Triângulo Mineiro, no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Docente desde 2014 do Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação Tecnológica do IFTM. Coordena o curso de Licenciatura em Computação a Distância do IFTM. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Programação.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos