Educação na Era Digital - Percepção da Qualidade do ensino em Aulas Remotas

Autores

Palavras-chave:

Aulas Remotas, Qualidade de Ensino, Escolas

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar, por meio de pesquisa bibliográfica, trabalhos acadêmicos contemporâneos sobre experiências com a modalidade de ensino remoto, implantada de forma emergencial a partir do início da Pandemia de COVID-19. Foi realizada também uma pesquisa sobre a percepção de alunos de cursos de graduação da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo e alunos do programa de pós-graduação do Centro Paula Souza sobre a modalidade de ensino online adotada a partir de março de 2020. Os resultados deste estudo indicaram que a maior parte dos estudantes consideram positiva a experiência de ensino por meio das aulas remotas, apesar da implantação do modelo de aulas online ter sido realizada de forma emergencial, com pouco planejamento.

Biografia do Autor

Pedro Leandro Lopes, Centro Paula Souza - Unidade de Pós Graduação, Extensão e Pesquisa

Possui graduação em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário UNA (2010) e Pós-graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo SENAI CETIQT RJ (2015). Possui 22 anos de experiência em atividades relacionadas à Indústria Gráfica de Impressão. Experiência na produção de impressos: editoriais, promocionais e embalagens. Cargos ocupados: Operador de máquinas para pós-impressão, Impressor Offset, Gerente de Produção, Representante Comercial, Consultor Técnico, Professor de ensino profissionalizante. Atualmente é Instrutor de Formação Profissional do SENAI SP e Mestrando no Curso de Mestrado Profissional de Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos do Centro Paula Souza SP.

Eliane Antônio Simões, Centro Paula Souza - Unidade de Pós Graduação, Extensão e Pesquisa

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (1980), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), doutorado em Gerenciamento da Construção Civil pela Escola Politécnica da USP (1998) e pós-doutorado em Ensino a Distância pela USP (2010). Atualmente é professora do Centro Paula Souza e atua como pesquisadora no grupo de pesquisa Gestão de Operações. Atua como consultora nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão Empresarial, Viabilidade Econômica Financeira de Empreendimentos e Gestão de Processos Empresariais. Atua também como consultora educacional.

Alexandre Formigoni, Centro Paula Souza - Unidade de Pós Graduação, Extensão e Pesquisa

Possui Graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Paulista; Especialista em Logística Empresarial pela Universidade Mackenzie; Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. Trabalhou como Professor Pesquisador no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Administração em Governança Corporativa na FMU, com a linha de Métodos Quantitativos. Atualmente é Professor III-D das FATEC da Zona Leste e FATEC Guarulhos - SP, e Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos do CEETEPS, atuando na linha de pesquisa de Gestão da Produção e Operações.

José Manoel Souza das Neves, Centro Paula Souza - Unidade de Pós Graduação, Extensão e Pesquisa

Doutor em Ciências pelo programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica (Gerência de Produção) da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP (2011). Mestre em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Escola Politécnica - USP (1999). Graduado em Tecnologia em Construção Civil pela FATEC São Paulo do Centro Paula Souza (1977). Atualmente é Professor do Ensino Superior III da Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá - FATEC, do Centro Paula Souza. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos do Centro Paula Souza. Membro do corpo editorial da Revista Científica On-line Tecnologia, Gestão e Humanismo da FATEC Guaratinguetá. Atua nas áreas de engenharia de produção e de administração, com ênfase em qualidade, fatores organizacionais, dimensões competitivas da manufatura, inovação e empreendedorismo.

Marilia Macorin de Azevedo, Centro Paula Souza - Unidade de Pós Graduação, Extensão e Pesquisa

Doutora em Engenharia pela USP. Mestre em Qualidade pela UNICAMP. Graduada em Tecnologia de Processamento de Dados pela FATEC SP. É docente permanente na Unidade de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza atuando no Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos e no Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, ambos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Participa dos grupos de pesquisa de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Gestão de Operações e Logística do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos; coordena o Grupo de Pesquisa de Gestão e Avaliação da Educação Profissional do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Foi diretora acadêmica e Reitora de seu sucedâneo, o Centro Universitário Radial. Realiza pesquisas na área de Gestão da Qualidade, Gestão Estratégica da TI, Gestão e Avaliação da Educação.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos