As razões do fracasso escolar e a contribuição do supervisor educacional no processo de Ensino Aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Fracasso Escolar, Supervisão educacional

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral abordar as razões do fracasso escolar e a contribuição do supervisor educacional no processo de ensino aprendizagem. O aluno está em situação de fracasso escolar quando não "acompanha" o que é proposto no programa escolar e os colegas da classe, o que acaba por afetar a construção do sujeito em sua totalidade. Ele passa a carregar consigo o estigma de "repetente", "atrasado", "lento", "incapaz", o que pode levá-lo a acreditar no próprio fracasso. Os alunos que se enquadram neste perfil assumem o papel de fracassados e acaba por transpor isso para sua vida pessoal, o que pode chegar a comprometer até mesmo o seu futuro. Assim, o fracasso não é do aluno, mas da escola que não consegue atingir os alunos que aprendem de forma diferenciada. A supervisão educacional, que em suas origens se limitava à seleção e orientação profissional, amplia a sua ação, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno.

Biografia do Autor

Deise Ferreira Fernandes Paes, UENF

Bióloga, Especialista em Ensino Superior e Inspeção escolar pela Cândido Mendes, Mestre em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes-RJ. Atua como Docente de Nível Superior no Consórcio CEDERJ – São Fidelis/RJ, Docente em Biologia/Física/Química no Ensino Médio da SEEDUC e FAETEC do Estado do Rio de Janeiro, Designer gráfica na empresa D’artes.

Leandro Oliveira Silva , UENF

Biólogo, Pedagogo, Mestre em Biociências e Biotecnologia e Doutorando em Biotecnologia Vegetal, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Laboratório de Química e Função de Proteínas e Peptídeos, Campos dos Goytacazes - RJ. Atua como Docente de Nível Superior no Consórcio CEDERJ - Bom Jesus/RJ, Docente em Biologia no Ensino Médio da SEEDUC do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos