Era Digital

Comunicação, Consumo e Privacidade a Partir dos Meios

Autores

Palavras-chave:

Era Digital, Informação, Privacidade, Cibercultura, Ciberespaço

Resumo

Um novo cenário tem sido construído em decorrência da ascensão e evolução da tecnologia nos últimos anos, e em virtude disso a sociedade contemporânea passou a conhecer e consumir os novos mecanismos digitais que surgiram. Junto a esse desenvolvimento os indivíduos dessa nova era se caracterizam pela sua gradual imersão nos meios digitais e pelo consumo e apropriação de informação através destes dispositivos, em que além de permitir a troca de informação e a comunicação global abre brechas para o vazamento de dados pessoais, rompendo assim à privacidade dos usuários.  Desse modo os métodos de pesquisas aqui utilizados foram a Pesquisa Bibliográfica apoiado pelos teóricos que formulam e discutem sobre as relações sociais  dentro da era digital, e a Pesquisa Exploratória.

Biografia do Autor

Everton Marques de Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando (2020) no Programa de Pós Graduação em Comunicação-PPGCOM da Universidade Federal de Sergipe-UFS, sob a linha de pesquisa Cultura, Economia e Políticas da Comunicação. É graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (2017) nesta mesma universidade, também fez parte do então Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da UFS (LEI) e do Grupo de Estudos da Produção e Recepção Midiática (RECEPCOM), é também integrante do Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologia (LAVINT). No Mestrado seus estudos voltados para o campo da Comunicação em Saúde, com olhares para os papéis assumido pela comunicação nas novas mídias sociais. No mestrado tem como objeto de investigação A Comunicação Como Instrumento Social em Saúde: Uma Análise das Instituições Sergipanas de Combate e Prevenção ao Câncer nas Mídias Sociais

Yuri Nascimento Costa, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Direito pela Universidade Tiradentes(2011), graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Sergipe(2016), especialização em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Tiradentes(2015) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe(2019). Atualmente é Sócio do Nascimento Vergne Advogados. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos