A implementação do Pnaic em uma rede municipal de ensino do oeste baiano

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Implementação, Política Educacional

Resumo

Este trabalho propõe a investigação do processo de implementação do Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa no município de Baianópolis. Neste contexto, buscou-se verificar como a política educacional do Pnaic dialoga com as realidades específicas da educação fundamental inicial do município, bem como o planejamento e o monitoramento no âmbito escolar e sua relação com a realidade educacional da comunidade envolvida. O estudo, com objetivos exploratórios e descritivos, foi baseado em dezoito entrevistas semiestruturadas realizadas junto a professores e gestores, além de pesquisa documental. Foram discutidas as conexões e disparidades com o contexto local, bem como identificadas as dificuldades relacionadas à gestão e ao planejamento educacional das atividades previstas no programa. Os resultados da implementação apontaram para a diminuição da distorção idade/série e registraram impactos positivos no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Euzilene Alves de Araujo, Universidade Católica de Brasília

Mestra em Educação, Universidade Católica de Brasília. Integrante do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq/UCB: Núcleo de Estudos Comunicacionais de Gestão e Estratégia. 

Victor Laus-Gomes, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Comunicação Social, PUCRS. Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília. Coordenador do Núcleo de Estudos Comunicacionais de Gestão e Estratégia (Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq/UCB).

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos