Educação e cultura digital em tempos de pandemia da COVID-19: experiência no projeto PIBID

Autores

Palavras-chave:

Cultura digital, Relação com o saber, Balanços de saber, PIBID, (Re)desenhos da prática docente

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados acerca do processo de pesquisa da prática docente e discente, no contexto da cultura digital, em tempos da pandemia da COVID-19. Toma-se o pensamento complexo como fio condutor para estabelecer relações e reflexões com expressões e experiências, expostas em imagem da nuvem de palavras, cujas narrativas de docentes e discentes, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, foram desenvolvidas na Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC/SC. O percurso metodológico foi inspirado no instrumento de Bernard Charlot (2009), para a geração e a compreensão das expressões dos docentes e discentes que viveram o cotidiano investigado. Esse instrumento denominado “balanços de saber” permitiu a análise dos dados gerados que estão representados na imagem da nuvem de palavras, onde estão os significados do ser, fazer e estar docente e discente no trajeto do ano de pandemia vivido pelos participantes, sendo as principais expressões: sentido, amor, aprendizado, experiência, inclusão, compreensão, cultura digital, significado, encantamento e curiosidade. O entrelaçamento entre essas expressões e os conceitos teóricos, delineados no estudo, reverberam movimentos de aprendizagem e transformação do ser, fazer e do estar, conferindo sentido, com a relação de redes do pensamento complexo, cuja imagem apresentada sinaliza novos caminhos para o enfrentamento dos desafios enfrentados.

Biografia do Autor

Márcia Boell, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (DINTER UCS/UNIPLAC). Mestra em Computação Aplicada – UNIVALI. Especialista em Movimentos Sociais, Organizações Populares e Democracia Participativa – UFMG. Graduada em Sistemas de Informação – UNIPLAC. Cursa Pedagogia EaD - UNIPLAC. Docente do Ensino Superior. Bolsista do programa PIBID. Membra do grupo de pesquisa EDUTECS da UNIPLAC.

Cristiani Massuchetti, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Mestranda em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - FAPESC. Graduada em Psicologia pela UNIPLAC. Membro do Grupo de Pesquisa em Sistemas, Tecnologias e Educação - EDUTECS.

Madalena Pereira da Silva, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE/UNIPLAC Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação – PPGE/UNIARP. Coordenadora do PIBID e do grupo de pesquisa EDUTECS da UNIPLAC.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos