A percepção dos gestores escolares sobre a promoção de saúde nas escolas públicas

Autores

Palavras-chave:

Promoção de saúde, escolas promotoras de saúde, diretores escolares

Resumo

As escolas apresentam sua função social como um espaço para a prática da promoção de saúde. Dada a importância sobre esta temática, o presente estudo objetivou analisar a percepção de gestores escolares acerca da promoção de saúde nas escolas públicas em um município do interior de Minas Gerais. A presente pesquisa foi realizada com oito gestores de escolas públicas situadas no município de Coromandel-MG. Para tal utilizando-se de um questionário estruturado, para a percepção de conhecimento sobre as escolas promotoras de saúde. Os resultados evidenciaram o nível de informação dos diretores das escolas, demonstrando que a maioria conhece e tenta promover saúde no âmbito escolar. Desta forma conclui-se que quanto maior o engajamento desses sujeitos nas vertentes da promoção de saúde, maior a probabilidade de se obter um ambiente propício para ações práticas e resultados satisfatórios.

Biografia do Autor

Douglas Castro, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca – UNIFRAN. Biólogo pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio – UNICERP. Professor da Faculdade Cidade de Coromandel – FCC.

Bianca Gonçalves Caetano , Faculdade Cidade de Coromandel

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Ludopedagogia pela Faculdade Única, Pós graduanda em Didática do Ensino Superior pela Faculdade Cidade de Coromandel – FCC, Pós graduanda em Gestão Escolar pela FAVALI, Aluna especial de Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Pedagoga pela Faculdade Cidade de Coromandel – FCC. Professora da Faculdade Cidade de Coromandel – FCC.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos