Blogs institucionais como ferramenta de divulgação científica em universidades públicas

Análise do Blogs de Ciência da Unicamp e do UFABC Divulga Ciência

Autores

Palavras-chave:

Divulgação científica, Universidades, Blogs, Unicamp, UFABC

Resumo

O presente artigo busca apresentar como o uso de blogs institucionais pode colaborar para a divulgação científica e motivar pesquisadores a produzirem conteúdo de interesse público e em linguagem acessível.  Para isso, foram descritos e analisados os projetos Blogs de Ciência da Unicamp e o Blog UFABC Divulga Ciência. O estudo é uma pesquisa exploratória com aplicação de entrevistas semiestruturadas e que teve como delineamentos as pesquisas bibliográfica e documental. Como resultado, percebe-se que há interesse dos pesquisadores em participarem de tais iniciativas, mas que as ações precisam ser institucionalizadas e mais valorizadas em termos de carreira. Também conclui-se que, apesar de ser considerado ultrapassado por alguns, os blogs ainda têm sido utilizados recentemente e com resultado positivos; que é necessário estimular os grupos de pesquisa (em vez de blogs individuais); e que tais projetos têm potencialidade para servirem de exemplos e serem adaptados por outras universidades, por serem uma ferramenta barata e fácil de ser utilizada coletivamente.

Biografia do Autor

Arquimedes Pessoni, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pós-doutor em Medicina na Faculdade de Medicina do ABC (linha de pesquisa em educação na saúde/Saúde Coletiva-2014). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1984), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2005). Professor do corpo permanente dos Programas de Mestrado Profissionais em Inovação na Comunicação de Interesse Público e Inovação no Ensino Superior em Saúde da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), onde também leciona dos cursos da Escola de Comunicação. Coordenador do Grupo de pesquisa Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente, da Intercom. Ex-editor da revista Comunicação & Inovação (USCS). Líder do grupo de pesquisa CNPq (Inovação em comunicação de interesse público em saúde). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação de interesse público, comunicação científica, comunicação organizacional, assessoria de imprensa, educação.

Luciane Treulieb, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Inovação na Comunicação de Interesse Público (USCS), Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual (Universidade Gama Filho, 2013), Bacharel em Comunicação Social- Jornalismo (UFSM, 2007), Jornalista na Universidade Federal de Santa Maria e editora-chefe da Revista Arco, publicação de jornalismo científico e cultural da instituição.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos