Utilização do computador como ferramenta tecnológica de aplicação de metodologias ativas educacionais no ensino superior para formação de historiadores

Autores

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Metodologia, EAD, Historiadores

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs), no processo de ensino-aprendizagem do ensino superior nas aulas de História, relacionando a utilização das mesmas no ambiente escolar, visando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Cada vez mais cedo, as tecnologias, aparelhos tecnológicos e os aplicativos passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável. Com isso, mais do que entreter, os aplicativos podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no trabalho de sala de aula, desde que bem utilizadas. Quando o professor sabe quais são os interesses dos alunos para os quais prepara aulas, tais recursos, podem torná-las mais dinâmicas e interessantes, que facilitam a aprendizagem. Por meio dessa concepção propõe-se a utilização do computador e aplicativos educacionais em sala de aula como ferramenta favorável ao processo de ensino-aprendizagem, com intuito de deixar a aula mais atrativa, de uma forma mais lúdica, visando melhorar o desempenho dos alunos nas atividades escolares. Com isso o aluno sente-se motivado e confiante ao entender o objetivo de seu estudo, buscando recursos que possibilitem um maior proveito dos conteúdos ensinados em diferentes meios, desenvolvendo assim suas habilidades para um conhecimento prévio e construtivo. Esta pesquisa busca mostrar o potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação, a partir da discussão sobre a importância de incluí-las em sala de aula.

 

Biografia do Autor

Ramon Oliveira Borges dos Santos, Unisal - Lorena

Graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Internacional, UNINTER, Graduação em andamento em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo, campus Lorena.

Regina Elaine Santos Cabette, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), Mestrado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2006). Atualmente é Professora no UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena e membro do comitê de ética em pesquisa do UNISAL.

Rafael Fialho Luis

Pós-Graduado em Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Graduado em História pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL. Foi professor PEB II - ensino fundamental e médio - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Geral, História da América, História do Brasil, Antiguidade Oriental e Clássica.

Any Moraes Rosa

Bacharel em Computação Aplicada pela UNITAU - Universidade de Taubaté (2006), graduada em Gestão Empresarial com Ênfase em Marketing pela FATEC (2009), possui Formação Pedagógica em Matemática (Licenciatura) pela UNINTER – Centro Universitário Internacional (2020). Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica da Inovação e Empreendedorismo pela FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá (2020). Atualmente, é professora da rede municipal de ensino em Guaratinguetá, lecionando Informática como PEB II (desde fevereiro 2020).

Adriano Carlos Moraes Rosa, FATEC Guaratinguetá

Graduação em Licenciatura Plena em Administração pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica - CPS (2012), graduação superior tecnológica em Automação de Escritórios e Secretariado pela FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá (2000). Pós-Graduado (MBA) em Gerência de Produção e Tecnologia (2003) pela UNITAU - Universidade de Taubaté (2003). Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela UNITAU - Universidade de Taubaté (2007). Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2019). Atualmente, sou professor universitário atuando na FATEC Guaratinguetá nos cursos de Gestão Empresarial, Logística e Gestão Financeira.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos