Direitos autorais no contexto da radiodifusão da música independente de Bauru: abordagem cultural, comercial e digital

Autores

Palavras-chave:

Rádio, Comunicação, Música Independente, Sistema Crowley, Direitos Autorais

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar as oportunidades de divulgação dos trabalhos dos músicos bauruenses nas emissoras de rádio da cidade e analisar preliminarmente questões de direito autorais envolvidas no tema. Fruto dos debates do grupo GEMS (Games, Educação, Mídia e Sentido) da UNESP, valemo-nos da pesquisa exploratória e de entrevistas com discotecários, além da pesquisa bibliográfica, especialmente nas obras de Leonardo De Marchi, Marcelo Kischinhevsky, Micael Herschmann entre outros. A análise, interdisciplinar, de um fragmento desta realidade é feita através da ótica do direito e da economia política da comunicação e cultura. Os primeiros resultados apontam a necessidade de debater publicamente a questão dos direitos autorais, a institucionalização do jabá e de uma maior transparência, por parte do ECAD, na distribuição dos proventos pagos pelas emissoras aos seus detentores

Biografia do Autor

Wellington César Martins Leite, FIB - Faculdades Integradas de Bauru

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da FAAC/Unesp. Mestre em Comunicação Midiática e Radialista. Pesquisador do Grupo de Estudos GEMS - Games, Educação, Mídia e Sentido vinculados à FAAC/Unesp.

Aline Camargo, FAAC/Unesp

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da FAAC/Unesp. Mestre em Comunicação Midiática e Jornalista. Pesquisadora do Grupo de Estudos GEMS - Games, Educação, Mídia e Sentido, vinculado à FAAC/Unesp.

Luciane de Fátima Giroto Rosa, FAAC/Unesp

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da FAAC/Unesp. Bacharel em Direito e Especialista em Educação a Distância. Pesquisadora do Grupo de Estudos GEMS - Games, Educação, Mídia e Sentido vinculados à FAAC/Unesp.

Antonio Francisco Magnoni, FAAC/Unesp

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da FAAC/Unesp. Mestre em Comunicação Midiática e Radialista. Pesquisador do Grupo de Estudos GEMS - Games, Educação, Mídia e Sentido vinculados à FAAC/Unesp.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos