Dança Entre Nó(s): Entrelaçando perspectivas de reciprocidade social nos transtornos do espectro do autismo

Dança Entre Nó(s) e Transtorno do Espectro do Autismo

Autores

Palavras-chave:

Transtorno do espectro do autismo, dança, comunicação, reciprocidade social

Resumo

As conceituações sobre transtorno do espectro do autismo (TEA) são discutidas no cenário biomédico partindo dos critérios diagnósticos para refletir acerca das contribuições da educação de práticas corporais que envolvem a noção de corpo e as relações sociais intricadas, trazendo a dança como disparador essencial de possibilidades para a percepção, conscientização e uso do corpo, e consequentemente as inter-relações e inter-influenciações do indivíduo, com o propósito de dialogar a respeito da reciprocidade social prejudicada no TEA. Destaca-se na sistematização discursiva os eixos da comunicação, da afetividade e da corporeidade trazendo à luz a importância do ator coletivo, mediante experiências vislumbradas num programa de dança específico para esta população. Destaca-se meios substanciais para a reciprocidade de pessoas com dificuldades na comunicação, através da sistematização de um programa de aulas de dança para jovens com TEA, promovendo a integração emocional, cognitiva, física e social no espectro do autismo, visto que os corpos são afetados por influências sociais.

Biografia do Autor

Lavinia Teixeira-Machado, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica, Doutorado e Mestrado em Ciências da Saúde. Docente do Departamento de Educação em Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS-UFS) e do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB-UFS). Chefe da Divisão Acadêmica do Campus de Lagarto (UFS). Coordenadora do doutorado interinstitucional DINTER em Artes Cênicas entre Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos