Como as aulas síncronas podem ajudar no desenvolvimento local das cidades: aplicação na cidade de Engenheiro Caldas-MG e região.

Autores

Palavras-chave:

Educação, estudante, evolução, tecnologia, informação

Resumo

A pesquisa tenta ir de encontro com a evolução educacional e da tecnologia informacional, fazendo da internet uma ferramenta de estudos para a população da região de Engenheiro Caldas, se atualizando profissionalmente ou ajudando o estudante adquirir novo emprego e iniciarem em sua vida profissional. O mercado da educação na modalidade assíncrono e síncrono tem evoluído muito nos últimos anos, e este trabalho mostrará o quão importante foi essa evolução para a área educacional e como a tecnologia da informação tem ajudado nessa evolução. Os brasileiros vêm aderindo cada vez mais a essa modalidade de ensino, e a criação de novas empresas ou de evolução das empresas educacionais já existentes tem ocorrido muito. A proposta é de ajudar o desenvolvimento da cidade e região com cursos livres, palestras e minicursos profissionais, utilizando a internet como forma de transferência de conhecimento, fazendo com que o aluno estude sem sair de sua própria residência.

Biografia do Autor

Jocimar Franco Barreto, Instituto Ensinar Brasil

Graduado em Ciências Contábeis desde 2009 pelo Instituto Doctum, Pós-Graduado em Gestão de Docência finalizado em 2010 pelo Instituto Doctum, Pós-Graduado em Gestão de Projetos finalizado em 2011 pelo Instituto Doctum e Pós-graduado em Gestão Fiscal e Tributário finalizado em 2018 pela Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Mestrando em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam). Professor das Gerenciais (Administração e Ciências Contábeis) pelo Instituto Doctum da Unidade de Manhuaçu – MG e empresário na área educacional com o Polo Universitário com Cursos Semi-presenciais e Ensino à Distância situado na cidade de Engenheiro Caldas – MG.

Everton Rangel Bispo, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Pesquisador e colaborador Pós-Doutor no Grupo de Pesquisa em Energia e Sistemas Complexos do Departamento de Física do ICE-UFRRJ. Doutorado em Engenharia de Materiais e Processos Químicos e Metalúrgicos pela Pontifícia Universidade Católica Do Rio de Janeiro (2012), Mestrado em Engenharia de Materiais e Processos Químicos e Metalúrgicos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008) e possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Avaliador Institucional do MEC-INEP e atualmente sou Professor da Pós Graduação Stricto Senso (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Local e dos cursos de Graduação em Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Produção e Arquitetura no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

André Luiz Carvalho Cardoso , Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Doutor em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROARQ/FAU/UFRJ (2011). Mestre em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ (2006). Especialista em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IFCH/UERJ (2005). É Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ESDI/UERJ e professor do Programa de Pós-Graduação em Design - PPDESDI/UERJ. Atualmente é Vice-Diretor da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ESDI/UERJ. Líder do grupo de pesquisa CURA - Cultura Urbanismo Resistência Arquitetura, certificado pelo CNPQ/UERJ. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação Profissional em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos