Capacitação imersiva: relações entre inovação na capacitação por meios imersivos e a competitividade das organizações

Autores

Palavras-chave:

Capacitação imersiva, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Inovação, Competitividade

Resumo

Organizações contemporâneas, a cada dia são mais pressionados a tarefa de sobreviver e crescer em um contexto em que negócios e forças de mercado são caracterizadas pela constante mudança advindas do processo de digitalização. Ao mesmo tempo, estratégias e táticas convencionais honrados em outros tempos mostram-se menos eficiente em fornecer os meios ou os fins para o êxito na tarefa em questão. Este artigo busca desenhar e apresentar a relação que a inovação nos processos de capacitação por meio da adoção de meios imersivos - realidade virtual, aumentada e telepresença - pode ter na competitividade das organizações. Como metodologia de pesquisa, utilizamos a revisão de literatura. Entre as contribuições desta pesquisa, é destacado que os dados levantados podem auxiliar organizações e pesquisadores no estudo da temática com questões e apontamentos que se julga relevantes em torno de tais relações. Por último, discute-se os benefícios e desafios da adoção dos referidos meios.

Biografia do Autor

Alberto Marques, Universidade Católica de Brasília

Professor do Mestrado em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB). Tem interesse em assuntos relacionados à cibercultura e inovação, com foco em comunicação organizacional, comunicação pública e jornalismo digital. É doutor em comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília, com estágio de doutoramento no exterior (bolsa sanduíche Capes) no Departamento de comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal). Editor da Revista Comunicologia. 

Hudson de Pinho Araújo, Universidade Católica de Brasília

Mestrando em Comunicação: Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa pela Universidade Católica de Brasília. Pós-Graduação com Especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual, MBA em Direção de Arte para Propaganda, TV, Vídeo e MBA em História da Arte todas pela Universidade Estácio - Rio de Janeiro. Pós-Graduação com Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo SENAC/DF - Brasília. Pós-Graduação no curso de Especialização em Marketing pela Universidade Cândido Mendes - Rio de Janeiro Graduação em Secretariado Executivo pelo Grupo Educacional UNINTER - Brasília. Graduação em Produção Gráfica Digital pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN - Brasília.

Alexandre Schirmer Kieling, Universidade Católica de Brasília

É Pós Doutor em Comunicação pela UNB - Universidade de Brasília(2020), possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), especialização em cinema e TV (2000) mestrado (2004) e doutorado (2009) em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É professor do Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa. e da Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília.

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Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos